sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aula em 14/09

Liderança como influência...

"Foi estabelecido cientificamente que a mamangava (uma espécie de abelha) não pode voar. Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo. Segundo as leis da aerodinâmica, ela simplesmente não poderia voar. Mas ninguém disse isso à mamangava. E assim ela voa." (Autor desconhecido)

É fácil desmotivar alguém, talvez se seu líder disser que “você não pode voar porque suas asas são pequenas demais”, você acredita, se desmotive e simplesmente não tente fazê-lo. Como já foi dito em sala de aula é possível desmotivar, mas não motivar. Para, estimular alguém a se motivar é necessário que haja vários fatores como expectativa (fins), instrumentalidade (meios) e valores (força). Caso um desses fatores falte a motivação se torna nula, mas isso não quer dizer que havendo todos esses fatores necessariamente ocorrerá a motivação..
Por exemplo, não adiantaria nada dar os meios necessários para a realização de alguma tarefa se o liderado não tem o menor interesse em fazê-la. E mesmo tendo fins, meios e a força (positiva ou negativa) têm que ser levado em consideração as motivações concorrentes. Lembrando que antes de querer que o liderado realize algo é preciso que suas necessidades higiênicas estejam supridas para daí sim tentar influenciá-lo a se motivar. Além de tudo isso, o liderado deve “acreditar”, reconhecer, o poder do líder, pois afetará na capacidade de influência exercida sobre o liderado.
Por fim, liderança é influência!

Um comentário: