sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aula em 26/10

De acordo com o Modelo da Favorabilidade da Situação de Fiedler as tarefas dos jogos da liderança tinham um grau de estruturação muito baixo. Algumas tarefas coincidiram com o talento de membros de algumas equipes. Essa coincidência tornou o grau de estruturação das tarefas mais favorável para algumas equipes. As pessoas já sabiam o que fazer. A situação ajudou para que a liderança acontecesse com eficácia e eficiência. Enquanto que na maioria das tarefas os membros não sabiam o que se esperava deles.
Quanto às bases de poder pode-se dizer que eram favoráveis. Quando a equipe decide sobre a escolha do líder os demais integrantes tendem a revesti-lo de poder e autoridade, uma vez que eles desejam cumprir a tarefa.
A relação entre líder e liderado é peculiar de cada equipe, mas percebeu-se que não houve falta de confiança e amizade entre os membros da equipe. A relação entre líder e liderado é muito importante para o poder e para a eficácia do líder. O líder precisa se dar bem com todos os membros da equipe para poder influenciar.
A partir dessas informações podemos definir o estilo de liderança. Em situações favoráveis ou desfavoráveis demais é recomendado um estilo de líder autocrático, enquanto que em situações intermediárias é recomendado usar um estilo de liderança democrático.
Para fechar e passar a régua comento sobre o debate das equipes Spartacus e Os Destemidos. Ambos fizeram a Feira da Liderança, tarefa com grau de estruturação favorável, e compartilharam recursos entre si. Porém no momento do debate não quiseram compartilhar os pontos.  O debate iniciou equilibrado e em seguida começaram as alfinetadas que iniciaram pelos julgadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário